Não Perca

Os segredos de Zidane contra o PSG

O confronto

Entre os meses de Fevereiro e Março de 2018, o confronto entre o atual bi-campeão e maior vencedor da competição, o Real Madrid, e o PSG, de grande estrelas mundiais, como Neymar, Mbappé e Cavani, movimentou todo o mundo do futebol. No final das contas, em tese, um alívio para os espanhóis (terceiro colocado na La Liga, onde praticamente já se despede da briga pelo título da competição), e muita frustração para os franceses, uma vez que os milhões investidos, visando principalmente a UCL, indo para água abaixo.

Na prática, em termos táticas, alguns fatores nos ajudam a entender o porquê da superioridade merengue tanto dentro como fora de casa. Vamos começar pelo confronto no Santiago Bernabéu, quando o placar final foi 3 x 1 para o Real. Veia abaixo :


Santiago Bernabéu

Resultado de imagem para Real Madrid x PSG
Estrelas de seus times, CR7 e Neymar se abraçam durante o jogo

Após dominar boa parte primeiro tempo, principalmente na individualidade e habilidade de Neymar, o PSG sofreu um duro golpe contra os donos da casa após o argentino Lo Celso cometer pênalti infantil em Toni Kroos. De pênalti, Cristiano Ronaldo empatou e colocou fogo no jogo para a segunda etapa. Visivelmente, a equipe de Madri foi para o vestiário com o gostinho que poderia mais para o segundo tempo. Daí em diante, as ótimas mexidas de Zidedine Zidane, treinador do Real, sustiram ótimo efeito a pequeno e longo prazo.

Isso porque, Benzema, um dos piores do Real na ida, cedou lugar para Gareth Bale, um dos motores do time, que além de acrescentar velocidade, melhorou também a posse de bola da equipe. Sem contar a grande sacada do jogo : visivelmente preso na leveza e habilidade do PSG, Casemiro, homem da contenção do Real, foi substituído pelo veloscista Lucas Vásquez. Asensio também entrou no lugar de Isco (mexida protocolar do treinador) surtindo grande efeito : duas assistências para gol. Assim, Real agrediu muito mais no campo de ataque, principalmente por agora ter dois jogadores (Bale e Vásquez) agudos na beirada de campo. Com isso passou a ter o domínio da partida aos poucos até achar mais dois gols com Cristiano Ronaldo e Marcelo.

Parc des Princes



Goleador da equipe na temporada, CR7 decidiu também na França

Na volta, o Real Madrid mostrou-se confiante desde a escalação para conseguir também um bom resultado fora de casa. Começou com uma escalação bem diferente da primeira partida, pois Lucas Vásquez e Asensio, destaque do segundo tempo, em Madri, começaram como titulares, o que fez com que a equipe estivesse mais ofensiva. Na prática, o gol espanhol logo cedo, aos 05 minutos. A partir daí, o PSG, que perdeu Verrati (expulso aos 21 minutos do 2T ) pouco conseguiu agredir. Conseguiu o empate no final do segundo tempo com Cavani, mas já era tarde demais pra reagir. Aos 34, Casemiro sacramentou a vitória e a classificação do time às quartas.

De fato, além de ter feito duas grandes partidas, o Real Madrid ganha moral pro restante da UEFA Champions League e também pra temporada. Serve pra espantar de vez uma certa "crise" que muitos falavam especialmente após o fracasso na Copa do Rei e também pela campanha decepcionante na La Liga. A equipe deposita praticamente todas as fichas na competição na qual é a equipe que mais venceu na história (ao todo são 12 títulos). Nos grandes jogos, os grandes jogadores e as grandes equipes aparecem.

Marcas de Cristiano Ronaldo


Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Eibar, pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol, Cristiano Ronaldo, autor dos dois gols da vitória merengue, chegou aos 17 gols nos últimos 10 jogos (14 deles na competição nacional). Após o jogo de hoje, o luso chegou aos 18 gols na competição, sendo o terceiro na listas dos maiores goleadores da competição. Está atrás de Lionel Messi, com 24, e Luis Suárez, com 20. 
Na Champions League, CR7 já soma 102 gols em 96 jogos pelo Real Madrid. No total são 117 gols, que o configuram como o maior artilheiro da história da competição europeia.

HalaMadrid!


Nenhum comentário